O Que Fazer com Entulhos de Construção?

Tudo na nossa sociedade deve ter um destino certo. Com o mundo mais preocupado com a sustentabilidade, saber o que fazer com os “restos” de tudo faz uma diferença danada. É resto de comida, do nosso lixo e outros compostos que vão se acumulando no dia a dia. Restos é a palavra chave para se usar quando falamos em construção. Sempre que uma reforma, por mais simples que ela seja acaba, ficam aqueles entulhos acumulados no canto e muitas vezes não sabemos o que fazer.

A maioria das pessoas contrata uma caçamba para que seja dado um destino apropriado para o lixo, mas muitas organizações ecológicas não defendem essa ideia pelo fato de que muitas dessas caçambas não se preocupam de fato se estão direcionando os entulhos de construção de forma como realmente deve ser feito. Esses entulhos contam com restos de saco, de material de construção, tijolos, paredes e uma infinidade de objetos que são de difícil degradação e quando não são bem direcionados tornam-se um agravante para a nossa natureza.

Então para ajudar você a não errar mais nesses casos, vamos aprender como direcionar melhor os restos de construção. Mais abaixo você vai encontrar algumas ótimas dicas do que fazer, de como fazer e principalmente onde fazer para que os restos daquela reforma da sua casa, não se torne um lixão acumulando compostos agressivos ao planeta e consequentemente às nossas vidas.

Reutilização é a Palavra Certa

Quando falamos em reciclagem, logo ligamos à ideia de reaproveitamento de determinado material. Acontece que muitas vezes achamos que um objeto não tem mais utilidade e depois descobrimos que podemos fazer verdadeiras obras de artes com eles. Se você não tem o dom ou a paciência para esse tipo de trabalho, você pode procurar alguma das diversas instituições que existe Brasil afora e que fazem o reaproveitamento de todo tipo de material.

Condições de Uso do Material

Separar o que está inteiro do que não está já é um grande passo para que seja dado o destino certo de cada material de sua construção. Se você tem objetos inteiros, moveis, materiais de construção ou qualquer outro item que ainda possa ser dado a mesma funcionalidade original, separe do que realmente é resto.

A partir daí você precisará apenas começar a separar o seu entulho de acordo com o material que é feito para que seja dado um direcionamento mais certo para ele. Vejamos alguns exemplos.

Plásticos

Os plásticos geralmente vêm de materiais de plásticos comum que usamos para a construção como latas, pinceis, bandejas, etc, e também aparecem quando mexemos no sistema de energia e tubulação da nossa casa. Então separe todos os fios, canos e quaisquer outras coisas que sejam feitas de plástico.

Esses materiais podem ser encaminhados para indústrias especializadas em reciclagem de plástico ou de eliminação definitiva desse tipo de material. Com certeza você terá um ou outro objeto que após uma limpeza e uma reforma volta ao mercado com a mesma finalidade ou outra parecia. Atente-se apenas para produtos com materiais tóxicos.

Materiais com Cimento e Similares

Em toda construção você vai usar argamassa, concreto, cimento, cal, alvenaria, entre outros materiais do tipo. Esses materiais são como base para qualquer construção e sempre fica aquele resto do material que você comprou ou então o que você tirou das suas paredes e pisos. Daí você para e pensa que finalidade aquilo tudo pode ter já que não passar de um monte de “areia endurecida”.

Esse tipo de material pode passar por um sistema de moagem e são reaproveitados para compor outras construções. Isso significa que o material cimentício que você acha que não tem mais utilidade e que é resto de paredes velhas da sua casa, podem se tornar base para novas construções. Evite misturar esse tipo de material apenas com gesso porque este último compromete a qualidade do cimento e do concreto.

http://www.youtube.com/watch?v=OHIDxz2RcFU

Madeiras

As madeiras são o tipo de objeto mais bem aproveitado quando se fala em entulho de construção. A finalidade que pode ser dada para esse material é de uma extensão gigantesca. A madeira geralmente vem de formas, sobras de carpintaria ou marcenaria, escoramentos, ou outros focos que você usa a partir da madeira na sua casa ou estabelecimento.

Essa madeira quando encaminhada para indústrias especializadas, recebem o devido tratamento e cuidado, voltando a ser uma madeira de utilização fácil. O que pode dificultar um pouco o reuso desse tipo de material é quando a madeira está pintada, porque como a tinta pode ser tóxica, a reciclagem acaba sendo dificultada e os custos muitas vezes não compensa.

Quando são reaproveitadas elas podem voltar a ser móveis, encostos, molduras, chapas, madeiras para aglomerados e muitas outras utilidades. A utilização mais comum de madeira proveniente de entulho é para a queima em forno a lenha.

Materiais cerâmicos

Assim como acontece com as madeiras, as cerâmicas e seus derivados ganham uma infinidade de reutilização quando se fala em reciclagem desse material. Elas são geralmente provenientes de pisos, blocos, telhas, pastilhas de revestimento ou qualquer outra utilidade comum desse material. Quando são reutilizadas, a atividade mais comum feita com esse material é a reciclagem tanto para compor pisos ou quadros, em mosaico, por exemplo, como em outros tipos de arte. Alguns vão para britadeiras e são reaproveitados como agregados em alguma estrutura.

Metais

Os metais são mais incomuns de reaproveitamento direto mas mesmo assim aparecem bastante nos processos de reciclagem de entulhos de materiais de construção. Eles são provenientes de tubulações, esquadrias, fôrmas, ferramentas entre outros e com certeza aparecem mesmo que em minoria em qualquer construção.

O encaminhamento desse tipo de material deve ser feito à sucatas especializadas ou à depósitos como ferro-velho e siderúrgicas. Esses lugares com certeza darão o destino certo aos metais. De acordo com estatísticas, 95% dos metais que hoje são depositados em entulhos de construção, são reaproveitados em sucatas. Os outros 5% são derretidos e dada outra finalidade.

Outros materiais

Materiais como papeis, pedras rochosas, gesso, tecido e muitos outros que se encaixam nessa categoria, podem ser destinados também à industrias especializadas de acordo com o tipo do objeto para que esses sejam reaproveitados ou tenham um destino final devidamente correto. No caso de entulhos feitos de gesso, evite misturar com qualquer ambiente molhado ou material mais úmido, pois quando o gesso derrete, ele pode comprometer toda a estrutura de onde está depositado.

Fonte:  http://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/o-que-fazer-com-entulhos-de-construcao



2 Comentários

  • GILBERTO MARQUES DA ROCHA

    Parabéns para a equipe do Marketing pelo conteúdo de tao grande relevante para os nossos dias, reciclar, reutilizar, reaproveitar.
    Fico no aguarde de mais dicas importantes como estas.

  • jó de oliveira campos

    Eu
    Eu sou de Monte Santo BA moro em itanhaem sao paulo tenho loja de material para construcao fique mais de 10 anos na rede lar praia grande tive a a oportunidade de conhecer a equipe da rede erguer e acho exelente trabalho de voces estao de parabens por mais esta iniciativa

Deixe uma resposta