Guia Rápido sobre tintas!

Nossa ajuda pra você não errar na escolha: e não estamos falando sobre cores!

Lisa ou porosa, interna ou externa. Os diferentes tipos de superfície e ambientes exigem o revestimento adequado. Tinta, massa, esmalte… Qual é a aplicação de cada um deles? A gente explica pra você!

TINTA ACRÍLICA → Possui alta permeabilidade, o que a torna especialmente recomendada para muros, cozinhas, lavabo e outras áreas molhadas da casa. Pode ser lavada e acompanha a dilatação e contração dos substratos.

Fonte: Vai Com Tudo

TINTA LÁTEX → Tem base solúvel em água e isso facilita a pintura e a limpeza. Ela é a mais utilizada em paredes de ambientes internos. Na hora da aplicação, caso respingue em algum outro revestimento ou superfície, basta lavar com água. A tinta látex é um produto poroso, menos resistente e mais difícil de limpar. Não é recomendada para áreas externas e molhadas.

Fonte: Revista Zap Imóveis

TINTA ESMALTE → É indicada para pinturas de superfície de ferro ou madeira tanto internas como externas, uma vez que o esmalte permite que a superfície seja lavada com mais facilidade. É solúvel em aguarrás (solvente), e, quando aplicada, forma uma película sobre a superfície, não sendo adequado para o uso direto na parede, porque podem surgir bolhas ou descascar.

Fonte: Decor Fácil

TINTA ESMALTE BASE ÁGUA → Utilizado em madeiras e metais, sua formulação não possui cheiro e permite a diluição com água. Sua secagem é mais rápida que o esmalte tradicional à base de solvente. Não recomendado para superfícies que não estejam totalmente lisas e com texturas diferentes.

Fonte: Onixsercom

MASSA CORRIDA → Utilizada para corrigir imperfeições em paredes e tetos. Possui secagem rápida e não precisa diluir. Não tem resistência à umidade, por isso é ideal para ambientes internos. Para pintá-la, a dica é usar a tinta látex PVA ou a tinta acrílica.

Fonte: Mapa da Obra

MASSA ACRÍLICA → Também serve para corrigir imperfeições nas paredes, mas é mais resistente à umidade que a massa corrida. Indicada para áreas externas e molhadas (banheiros, muros, fachadas, cozinhas, etc). Sua pintura pode ser feita com tinta acrílica ou emborrachada.

Fonte: Tudo Construção


Deixe uma resposta